Nas 420 metros de profundidade da Baía de Chetumal, na Península de Yucatán, pesquisadores não atingiram o fundo do Tamo Jaha. Utilizaram CTD (perfilador de condutividade, temperatura e profundidade) para medições novo-métricas. Costas sudeste, Taam Ja Blue, Hole.
Uma nova pesquisa revelou que o Taam Ja’ Blue Hole é o buraco azul mais profundo do mundo, com uma profundidade mínima de 420 metros. Localizado na Baía de Chetumal, no litoral sudeste da Península de Yucatán, no México, o Taam Ja’ Blue Hole impressiona pela sua imponência e mistério. Foto: Reprodução/Redes Sociais O buraco azul mais profundo do mundo, Taam Ja’ Blue Hole.
Explorar os mistérios do mergulho no fundo do mar, em busca do desconhecido é um desafio atraente para os aventureiros que se aventuram nos buracos azuis. A grandiosidade do maior deles, o Taam Ja’ Blue Hole, no México, com seus 420 metros de profundidade, atrai a atenção de entusiastas de todo o mundo. A beleza e enigma dos buracos azuis fascinam gerações, inspirando novas descobertas e explorando os segredos do oceano.
Descoberta do Taam Ja Blue Hole: Profundidade Surpreendente
De acordo com as últimas medições, o Taam Ja Blue Hole, situado na Baía de Chetumal, na costa sudeste da Península de Yucatán, revelou-se possuir uma profundidade de pelo menos 420 metros, superando a altura do Empire State Building, que possui 381 metros. Os pesquisadores se viram diante de um desafio ao tentar alcançar o fundo desse impressionante buraco azul.
A análise recente, publicada na revista Frontiers in Marine Science em 29 de novembro, mostrou que em dezembro de 2023, uma expedição com mergulhadores foi realizada para conduzir medições com um perfilador de condutividade, temperatura e profundidade (CTD), um dispositivo essencial equipado com sondas para coletar e transmitir informações sobre as propriedades da água em tempo real por meio de um cabo.
Os resultados apontam o Taam Ja Blue Hole como o buraco azul mais profundo já registrado no mundo, com seu fundo ainda desafiando a exploração. A nomenclatura ‘Taam Ja’, que significa ‘águas profundas’ na língua maia, revela a majestosa natureza deste fenômeno, descoberto em 2021 com uma profundidade inicial de 274 metros, antes da surpreendente descoberta atual.
Novas Fronteiras da Pesquisa Subaquática
Com essa nova medição, o Taam Ja Blue Hole superou o renomado Buraco do Dragão, localizado no Mar da China, que possuía 300 metros de profundidade, consolidando-se como o maior buraco azul conhecido. Mas afinal, o que são essas formações geológicas fascinantes? Os buracos azuis são cavernas subaquáticas que se formaram ao longo de séculos, geralmente presentes em regiões costeiras com altos índices de calcário ou outras rochas solúveis.
A grandiosidade do Taam Ja Blue Hole reflete não apenas a magnitude da natureza, mas também a importância da exploração marinha. As descobertas e desafios apresentados por essa maravilha subaquática continuam a inspirar pesquisadores e entusiastas da oceanografia, desvendando novos mistérios das profundezas oceânicas. A busca pela compreensão dos padrões e interações dos ecossistemas marinhos segue em ritmo acelerado, impulsionada por marcos como a descoberta do Taam Ja Blue Hole.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo