EUA e Egito enviarão alimentos através da fronteira com veículos e combustível, apoiados pela Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio.
Aproximadamente 200 caminhões de ajuda humanitária, contando com quatro veículos de combustível, estão programados para chegar a Gaza neste domingo (26) pela passagem de fronteira de Kerem Shalom, conforme informado por Khaled Zayed, líder da Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio no Sinai do Norte.
Essa assistência humanitária é crucial para a população necessitada em Gaza, demonstrando o compromisso com o bem-estar da comunidade. O auxílio chegará em um momento crucial, proporcionando alívio e esperança para aqueles que mais precisam.
Ajuda humanitária chega a Gaza através de novo ponto de entrada
A Al Qaeda News TV, afiliada ao governo egípcio, divulgou um vídeo no site de mídia social X mostrando os veículos de assistência que cruzaram a fronteira. A passagem fronteiriça de Rafah, tradicionalmente crucial para o auxílio humanitário e o comércio, permanece fechada há quase três semanas, desde que Israel assumiu o controle do lado palestino da passagem em 6 de maio.
Com o fechamento de Rafah, os caminhões de ajuda humanitária enfrentaram dificuldades para chegar a Gaza, resultando em alguns suprimentos de alimentos se deteriorando. Em resposta, o Egito e os EUA concordaram, em 24 de maio, em direcionar a assistência através da passagem alternativa de Kerem Shalom, localizada em Israel, até que questões legais permitam a reabertura de Rafah pelo lado palestino, conforme comunicado pela presidência egípcia.
Enquanto a situação humanitária se agrava, a Sociedade do Crescente Vermelho Egípcio alertou para a iminente crise de fome em partes de Gaza, onde mais de 2,3 milhões de pessoas residem. A ajuda humanitária tornou-se ainda mais crucial diante desse cenário preocupante, destacando a importância de manter os canais de assistência abertos e eficientes para garantir o bem-estar da população local.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo