No Maracanã, 6ª rodada do Brasileirão: Tite enfrenta Corinthians versus Flamengo, ex-clube, história de pressão. Derby, Rio de Janeiro: momento marcante, resultados precarios, torcidas voladas, reencontro de Tite, Maracanã, Corinthians, Flamengo. São Paulo, sábado: vitória dominante para liderança, muros de Juventude, Grêmio, São Caetano, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional, momentos ínvitatos. Histórico, derby, Rio de Janeiro.
Chegou a hora inevitável que até o próprio Tite tentou evitar no ano passado: o reencontro com o Corinthians.
O renomado treinador sabia que mais cedo ou mais tarde teria que enfrentar esse desafio, e agora, diante da situação, terá que mostrar toda a sua habilidade e estratégia para superar o time que um dia comandou com maestria. Leia mais sobre essa história de superação e resiliência.
Reencontro de Tite com o Corinthians no Maracanã
Pressionado pelos maus resultados do Flamengo, que o tornaram alvo de protesto da torcida na volta ao Rio de Janeiro, o técnico revê o ex-clube neste sábado (11), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. A história de Tite no Timão é repleta de momentos marcantes, desde a recuperação impressionante no Brasileirão de 2004, na primeira passagem, até os títulos que vieram a rodo a partir de 2011 e que lhe abriram as portas da seleção brasileira. Mas talvez alguns não se lembrem que o treinador já foi grande adversário do Corinthians – e ostenta bons resultados.
Tite mediu forças contra o Corinthians por seis times diferentes: Juventude, Grêmio, São Caetano, Atlético-MG, Palmeiras e Internacional. Do primeiro embate, em 1997, até o último, em 2009, foram 7 vitórias do técnico, 2 empates e 4 triunfos alvinegros. Os mais marcantes, claro, foram as finais. Em 2001, o Grêmio de Tite surpreendeu o Corinthians de Vanderlei Luxemburgo para ser campeão da Copa do Brasil, após empate por 2 a 2 no Olímpico, em Porto Alegre, e vitória dominante por 3 a 1 no Morumbi, em São Paulo. Oito anos depois, o Timão deu o troco e superou o Inter de Tite para ganhar o mesmo título, embalado pela liderança técnica de Ronaldo, o Fenômeno. Tite também venceu o Corinthians pelo Juventude, em 1997, pelo São Caetano, em 2003, pelo Atlético-MG, em 2005, e também pelo Palmeiras, em 2006.
Muito mais identificado com o lado alvinegro do dérbi de São Paulo, o técnico dirigiu o Palmeiras por poucos meses naquele Campeonato Brasileiro, o suficiente para enfrentar o Corinthians. A vitória por 1 a 0, em 16 de julho de 2006, aconteceu graças a gol de Paulo Baier. O Verdão da época tinha nomes como o goleiro Marcos, o meia Juninho Paulista e o atacante Edmundo como destaques, enquanto o Timão ostentava estrelas como Javier Mascherano, Ricardinho, Carlos Alberto e Nilmar. O último embate de Tite contra o Corinthians aconteceu há 15 anos, no segundo turno do Brasileirão de 2009, quando o Inter perdeu por 2 a 1 no Beira-Rio. Agora, a história recomeça e adiciona um novo clube, o Flamengo.
O reencontro com o Corinthians chega justamente no pior momento de Tite no Flamengo: só uma vitória nos últimos seis jogos, período em que o time perdeu três vezes, a última para o Palestino, no Chile, pela CONMEBOL Libertadores. Veja todas as vezes em que Tite enfrentou o Corinthians: Corinthians 2 x 0 Juventude (Copa do Brasil de 1997) Juventude 2 x 0 Corinthians (Copa do Brasil de 1997) – derrota nos pênaltis por 5 a 3 Grêmio 2 x 2 Corinthians (Copa do Brasil de 2001) Corinthians 1 x 3 Grêmio (Copa do Brasil de 2001) Corinthians 1 x 2 Grêmio (Brasileirão de 2001) Grêmio 4 x 0 Corinthians (Brasileirão de 2002) Corinthians 0 x 3 São Caetano (Brasileirão de 2003) Atlético-MG 0 x 1 Corinthians (Brasileirão de 2005) Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Brasileirão de 2006) Corinthians 0 x 1 Internacional (Brasileirão de 2009) Corinthians 2 x 0 Internacional (Copa do Brasil de 2009)
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo