“Objetivo: Melhorar ensino final do ensino fundamental. Utilizaremos Semana da Escuta, diagnóstico de três dimensões, conexão com território, criação e implementação de soluções em tres eixos: Adolescências da Escola das, identificando objetivos e programas.”
Junto às redes municipais, estaduais e distrital, o Ministério da Educação (MEC) organiza a Semana de Escuta das Adolescências nas Escolas, uma ação dedicada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental em todo o Brasil. Durante essa Semana, os alunos terão a oportunidade de expressar suas opiniões, ideias e preocupações, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e participativo.
Além disso, a Semana de Listening é uma ocasião especial para promover o diálogo e a empatia entre os jovens, fortalecendo os laços de comunidade e respeito mútuo. A Semana para Adolescentes em Escolas é uma iniciativa importante para incentivar a escuta ativa e a valorização da diversidade de vozes dentro do ambiente educacional. A participação dos estudantes é fundamental para o sucesso dessa Semana, que visa promover a reflexão e a ação em prol de uma educação mais inclusiva e democrática.
Semana da Escuta: Dimensões e Conexão
A Semana de Escuta é uma ação estratégica que visa aprofundar o conhecimento sobre os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com foco em dimensões relacionadas à aprendizagem, clima e convivência, inovação e participação, a fim de fortalecer essa etapa de ensino. As atividades de escuta estão programadas para ocorrer entre os dias 13 e 27 de maio, abrangendo a diversidade de calendários das redes de ensino, com destaque para a particularidade do Rio Grande do Sul, que terá um calendário específico a ser determinado posteriormente.
Semana de Listening: Diagnóstico e Implementação
Detalhes adicionais sobre a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas podem ser encontrados na página dedicada à iniciativa, disponível no portal do MEC. No mês de abril, o MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) promoveram dois webinários preparatórios para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Esses encontros contaram com a participação de especialistas, gestores de redes de ensino, gestores escolares, professores e adolescentes, que compartilharam suas vivências.
Semana para Adolescentes em Escolas: Criação e Soluções
Os webinários abordaram os instrumentos de escuta, adaptados para os 6º e 7º anos e para os 8º e 9º anos, com o intuito de incentivar a participação dos estudantes no diagnóstico do território e na concepção e implementação de soluções. O primeiro webinário, intitulado ‘Escutar e acolher na escola das adolescências’, foi seguido pelo segundo webinário, denominado ‘Participar e conviver na escola das adolescências’, ambos disponíveis na íntegra no canal do MEC no YouTube.
Semana da Escuta: Programa e Objetivo
O programa Escola das Adolescências, desenvolvido pelo MEC, Undime e Consed, está estabelecendo uma política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, sendo a Semana da Escuta um passo significativo nesse processo. As principais dimensões da escuta incluem aprendizagem, participação, clima e convivência, e inovação. O objetivo do programa é ampliar a cooperação federativa para a criação de uma escola acolhedora que promova a qualidade social da educação, melhorando o acesso, progresso, aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais.
Semana de Listening: Três Eixos e Implementação
O Escola das Adolescências será estruturado em três eixos: Governança, Desenvolvimento Profissional, e Organização Curricular e Pedagógica. Além disso, está previsto suporte técnico e financeiro para fortalecer a colaboração na melhoria dos anos finais do ensino fundamental, considerando as particularidades dos estudantes dessa etapa, com foco no apoio às transições escolares e na reorganização de tempos e espaços para estabelecer um currículo intencional que amplie e articule diversas experiências formativas, visando a expansão dos letramentos e da autonomia intelectual.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo