Na próxima semana, o cometa 12P/Pons-Brooks estará mais brilhante. Use binóculos se o horizonte oeste estiver livre.
O fascinante Cometa do Diabo, conhecido oficialmente como cometa 12P/Pons-Brooks, está prestes a iluminar o céu brasileiro no próximo mês de abril. Este astro peculiar é esperado para atingir sua máxima visibilidade durante a última semana do mês, proporcionando um espetáculo único para os observadores terrestres. O Cometa do Diabo alcançará seu ponto mais próximo ao Sol no dia 21, brilhando intensamente no dia 23 de abril, marcando sua presença no firmamento.
Testemunhar a passagem de um corpo celeste como o Cometa do Diabo é sempre um evento emocionante para os entusiastas da astronomia. Através de seus movimentos majestosos, ele se destaca como uma verdadeira estrela cadente para aqueles que dedicam seu tempo a contemplar os mistérios do universo. A iminente aparição do Cometa do Diabo promete cativar a imaginação de todos os espectadores, tornando abril uma época especial para os amantes do cosmos.
Avistando o Cometa do Diabo: Dicas e Orientações para Observação
Mesmo assim, o uso de binóculos é indicado caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu. Os astrônomos encontraram um buraco negro ‘adormecido’ a 2 mil anos-luz da Terra e, em breve, o Cometa do Diabo fará sua aparição no céu. Este astro, também conhecido como estrela cadente, tem uma característica única devido à pressão da radiação solar, que o fez adquirir uma forma peculiar de chifre, formando uma cauda ‘torta’ de gás e poeira.
O Encantamento do Cometa do Diabo
As aparições do Cometa do Diabo costumam ser brilhantes devido a explosões de gás e poeira sendo liberados debaixo de sua superfície. Para observar esse corpo celeste, é recomendado encontrar um local escuro, longe de luzes artificiais, onde o horizonte esteja livre na direção oeste. Enquanto a expectativa é que o cometa seja visível a olho nu, ter um binóculo ou telescópio em mãos irá enriquecer a experiência astronômica.
Guiando-se pela Próxima Semana
Para avistar o Cometa do Diabo, olhe na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento em que o corpo celeste estará mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário de visibilidade do cometa varia de região para região, devido às diferentes horas de pôr do Sol.
Em Busca do Brilho Celeste
Os horários para observar o Cometa do Diabo são especialmente variados no Brasil. Enquanto no Acre o cometa deve permanecer visível até por volta das 19h50, devido à sua localização no extremo leste do país, no litoral nordestino o corpo celeste será visível entre 17h45 e 18h20. Regiões mais próximas da Linha do Equador, como o Norte e Nordeste, terão vantagem na observação, já que o cometa estará mais próximo do horizonte. Portanto, prepare-se para essa incrível experiência celeste.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo