Investigadores obtenham detalhadas imagens de um milímetro cúbico de tecido cerebral humano em 3D, mostrando amostra complexa de bilhões de neurônios interconectados e rede de bilhões de sinapses, recuperando completa rede neural de trilhões de conexões, impressão de milhares de terabytes de dados de segmento encapsulado do cerebral de camundongo.
Uma reconstrução inovadora do cérebro humano foi realizada por um grupo de pesquisadores que atuam em escala nanométrica.
Essa reconstrução do cérebro abre portas para uma compreensão mais abrangente das funções cerebrais, podendo servir como um mapa para futuras descobertas na área da neurociência.
Reconstrução abrangente do cérebro: um feito monumental
Com mais de 1,4 petabytes de dados de imagens de microscopia eletrônica à disposição, os cientistas realizaram a reconstrução de um pequeno segmento cúbico do órgão, com apenas um milímetro em cada face. Esse fragmento cerebral encapsula uma complexidade impressionante: 57 mil células, 150 milhões de sinapses e 230 milímetros de veias ultrafinas.
Desafios da reconstrução cerebral e a rede de neurônios interconectados
O cérebro humano é reconhecido por sua notável complexidade, sendo uma rede complexa de bilhões de neurônios interconectados por trilhões de sinapses. Compreender os circuitos sinápticos é crucial para avanços no estudo das funções cerebrais e no tratamento de distúrbios neurológicos.
Mapa abrangente do cérebro e a reconstrução de um fragmento
Para abordar essa complexidade, os cientistas têm se dedicado ao desenvolvimento de um ‘conectoma’, um mapa abrangente do cérebro e de sua sofisticada rede de conexões neurais. O objetivo é a reconstrução completa do cérebro de um camundongo, acelerando nossa compreensão dos processos cerebrais.
Desvendando a complexidade do cérebro em nanoescala
A reconstrução do cérebro humano em nanoescala foi realizada a partir de uma amostra obtida durante uma cirurgia em um paciente com epilepsia. A amostra cerebral foi meticulosamente processada, fixada, corada com metais pesados, embebida em resina e seccionada em 5.019 cortes.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo