Melhora navegação, facilita adesão de usuários e apoia gestores em estados, municípios e DF.
A plataforma e-Gestor AB, usada por profissionais da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), está passando por transformações. Agora denominada de e-Gestor APS, ela seguirá o padrão visual do Governo Federal e do Ministério da Saúde, com um design mais atualizado e o foco em tornar a plataforma mais amigável, acessível e eficaz.
Essa evolução reflete o compromisso com a melhoria contínua da ferramenta de gestão de informações em saúde, visando facilitar a administração e o controle de dados essenciais para os profissionais de saúde. A nova versão do software promete otimizar a gestão de informações, contribuindo para uma administração mais eficiente e um melhor controle dos processos na área da saúde.
Modernização da Plataforma e-Gestor APS
A evolução na plataforma e-Gestor APS pode trazer benefícios significativos para a gestão da saúde, tornando a administração mais eficiente e simplificando a interação com os sistemas. A importância da atenção aos detalhes é ressaltada pelo coordenador-geral adjunto de Inovação e Aceleração Digital da atenção Primária, Marcelo Miranda, que destaca a necessidade de tornar a plataforma mais amigável e intuitiva para os trabalhadores.
O foco principal é garantir que a plataforma seja mais fácil de usar, incentivando a adesão dos usuários e fornecendo suporte adicional aos gestores em diferentes níveis governamentais. A nova versão da plataforma reúne diversas ferramentas de gestão da atenção primária à saúde, relatórios públicos e manuais atualizados constantemente para facilitar a navegação e o controle das informações.
A visualização dos dados foi aprimorada, seguindo padrões de apresentação mais claros e uma navegação mais intuitiva. Os menus foram simplificados, tornando a experiência do usuário mais agradável e garantindo que o design seja responsivo em todos os dispositivos. Além disso, o tempo de carregamento foi otimizado para proporcionar uma interação mais ágil.
Na página principal, os usuários podem encontrar botões para se cadastrar e receber informações semanais, acessar o Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), utilizar o web atendimento e explorar os recursos disponíveis no site da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), no e-SUS APS e no Educa e-SUS APS. As atualizações estão disponíveis para acesso público, com melhorias previstas em breve para o acesso restrito.
Os próximos passos incluem a implementação de novas funcionalidades, como o aprimoramento do processo de cadastro do município, a distribuição de perfis personalizados, um relatório de pagamento mais detalhado e um acesso simplificado para solicitação e navegação integrada nos sistemas. A plataforma e-Gestor APS está em constante evolução para atender às necessidades dos usuários e facilitar a gestão da saúde em todo o país.
Laísa Queiroz
Ministério da Saúde
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo