Ministro da Educação, Camilo Santana, lança programa de redistribuição de renda na educação brasileira com investimento de R$ 536 mi, foco em educação infantil e ensino técnico. Cadastro Único será utilizado.
O lançamento do Programa Pé-de-Meia no estado do Pará, ocorreu nesta quinta-feira, 21 de março, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA), com a presença do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e do governador Helder Barbalho. A iniciativa tem como objetivo fomentar a educação financeira e incentivar a poupança entre os jovens para garantir um futuro mais próspero.
O Pé-de-Meia é uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem a administrar melhor seu dinheiro e planejar seus objetivos a longo prazo. Com essa iniciativa, o governo busca preparar a nova geração para os desafios econômicos do futuro, promovendo a educação financeira desde cedo.
Estimativa de Beneficiados pelo Pé-de-Meia no Pará
Com base no Censo Escolar 2022, a estimativa é que mais de 187 mil estudantes do Pará sejam beneficiados com a poupança do ensino médio, que conta com investimento de cerca de R$ 536 milhões. O número definitivo será atualizado após apuração das matrículas de 2024 e atualização da base do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Caminho Transformador da Educação Brasileira
A agenda formaliza a adesão do estado à poupança do ensino médio. ‘Vocês podem ser o que vocês quiserem, se quiserem ser médicos, engenheiros, advogados, governador, prefeito, deputado, mas o grande caminho transformador da vida de cada um de vocês não tem outro caminho: é através da educação.
A educação é o grande caminho para dar a oportunidade de um futuro melhor a cada um, e nós não queremos deixar nenhum aluno do Pará para trás. Todo mundo na escola, todo mundo para ter um futuro melhor’, destacou o Ministro, lembrando que os estudantes têm até maio para voltar à escola e participar do Programa Pé-de-Meia.
A Importância do Programa Pé-de-Meia na Educação Infantil
Camilo Santana ressaltou que a educação brasileira está sendo planejada com uma visão sistêmica, desde a educação infantil até a universidade. De acordo com ele, o último Censo Escolar constatou que 480 mil jovens do ensino médio deixaram a escola no Brasil.
‘O Presidente Lula, que é um presidente sensível a essas questões, decidiu fazer um programa para dizer e dar o seguinte recado: nós não queremos nenhum estudante fora da escola do ensino médio’, afirmou.
O Programa Pé-de-Meia e a Redistribuição de Renda
O Ministro ainda falou, em seu discurso, que o programa Pé-de-Meia está interligado a outras ações do MEC, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e, no estado paraense, o Alfabetiza Pará.
Segundo ele, 100% dos municípios paraenses aderiram à iniciativa; e, no caso do Programa Escola em Tempo Integral, neste ano o Pará aumentou 66 mil matrículas na educação básica para a escola de tempo integral. ‘A escola em tempo integral olha o projeto de vida do aluno, que vai além das disciplinas que ele faz, como uma atividade esportiva, cultural, teatro, música.
A escola em tempo integral traz o ensino técnico no ensino médio, que é a grande vocação dos nossos jovens neste país. Portanto, o Pé-de-Meia o complementa e vem exatamente para a gente evitar a evasão. Ontem, já estavam validados 170 mil alunos do Pará para receberem o Pé-de-meia, que já estão com as contas abertas pela Caixa Econômica Federal, uma conta individual’, informou.
O Impacto Social do Programa Pé-de-Meia na Educação
A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, também estava presente no lançamento. Ela afirmou que o Presidente Lula está comprometido com o combate às desigualdades no Brasil e que todas as estudantes paraenses, assim como ela, podem chegar aonde ela chegou. ‘O único jeito de a gente chegar é por meio da educação.
O programa Pé-de-Meia está olhando para a juventude do ensino médio e não é um programa de redistribuição de renda, é um programa de educação. O nosso compromisso é fazer essa escola mais acolhedora, é formar e comprometer cada vez mais os nossos professores, mas é sobretudo garantir a vocês o protagonismo’, considerou.
A Cerimônia de Lançamento do Programa Pé-de-Meia
Na abertura do evento, o hino nacional brasileiro foi interpretado pela professora Tereza Mônica, musicista e educadora musical na Creche Orlando Bitar. Em homenagem aos estudantes do estado, a cerimônia de lançamento foi conduzida pelos alunos Ailla Costa e Kayro Vinicius, da rede pública.
Na ocasião, houve a apresentação do grupo de dança Flor de Anani, composto por 21 estudantes da Escola de Tempo Integral Oneide de Souza Tavares, que surgiu em um projeto de práticas artísticas e corporais. O governador do Pará, Helder Barbalho, agradeceu pelos programas desenvolvidos pelo estado em parceria com o MEC e o governo federal.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo