Dados positivos da zona Euro geram investidor otimismo na segunda. Expectativas altas, cortes da Fed, dados de trabalho e mercado: Americano, perspectivas monetárias, atividade positiva, Índice de PMI compras, preços produtor PPI (março), zona Euro. Gerente: dados positivos, dados Euro, impacto no Índice.
Os mercados europeus registram alta nesta segunda-feira, 6, impulsionados pelo aumento das expectativas de que o Federal Reserve (Fed) possa começar a reduzir suas taxas de juros mais cedo, após os dados do mercado de trabalho americano divulgados na sexta-feira terem ficado aquém das estimativas do mercado.
Em meio a esse cenário, os índices acionários como o Stoxx 600 e o DAX estão em ascensão, refletindo a positividade nos mercados europeus. As Bolsas de Paris e FTSE também acompanham a tendência de alta, indicando a confiança dos investidores nas perspectivas econômicas atuais.
Mercados Europeus Impulsionados por Dados Positivos da Zona do Euro
Além das expectativas em torno das perspectivas monetárias nos Estados Unidos, os investidores também estão sendo impulsionados por dados de atividade positivos da zona do euro nesta segunda-feira. O índice Stoxx 600 registrou alta de 0,61%, atingindo 508,63 pontos, demonstrando um otimismo generalizado. Enquanto isso, o índice DAX de Frankfurt avançou 0,92%, e a Bolsa de Paris teve um aumento de 0,94% em seus índices.
Um dos grandes destaques do dia foi o desempenho das ações da Volvo, que apresentaram um crescimento de 1,66% após relatar um expressivo aumento de 27% em suas vendas. Enquanto isso, o FTSE de Londres permaneceu fechado devido ao feriado bancário no Reino Unido, tirando um pouco do brilho do cenário de negociações.
No cenário macroeconômico, o Índice de Gerente de Compras (PMI) da zona do euro mostrou uma ascensão para 51,7 pontos em abril, em comparação com os 50,3 de março, apontando para uma melhoria nas atividades comerciais. O PMI de serviços também teve um aumento, alcançando 53,3, superando as expectativas dos economistas consultados pelo The Wall Street Journal.
Na Alemanha, o PMI atingiu 50,6 pontos, superando os 47,7 de março. Enquanto o PMI de serviços subiu para 53,2, ficando ligeiramente abaixo da previsão de 53,3. Por outro lado, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) da zona do euro registrou uma queda de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo as mudanças no ambiente econômico.
No contexto mensal, o PPI recuou 0,4% em março em comparação com fevereiro, após uma queda de 1,1% observada entre fevereiro e janeiro. Esses dados ressaltam a resiliência do setor, apesar dos desafios enfrentados. A movimentação dos mercados europeus mostra um otimismo cauteloso diante das perspectivas futuras, impulsionado por sinais encorajadores tanto no ambiente americano quanto na zona do euro.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo