Fundador de rede social Facebook transformou-se em líder inovadora em 18 meses, passando por CEO e CCO. Lançou produtos, engajou executivos e cresceu a rede, demonstrando liderança em marketing. Tamanho da fonte: A+A
(148 caracteres)
Silas Colombo é fundador-líder da MOTIM. Foto: Divulgação/MOTIM Tamanho da fonte: -A+A Recentemente, a equipe de marketing do Mark Zuckerberg e da Meta tem dado uma verdadeira aula de estratégia de RP e (re)branding pessoal.
O trabalho liderado-pelos fundadores é essencial para o sucesso de uma empresa. Em meio às mudanças constantes no mundo do marketing, é fundamental manter-se atualizado e inovador. A visão do fundador pode ser a chave para conquistar novos horizontes no mercado competitivo.
Como o Fundador-Líder, Marketing e CEO estão Transformando o Mundo dos Negócios
Desde treinos de Jiu-Jitsu Brasileiro meticulosamente registrados em plataformas de rede social até encontros memoráveis com líderes da indústria, as ações do fundador-líder não passam despercebidas. A especulação sobre a construção de um bunker nuclear no Havaí pode ser uma brincadeira, mas revela o alcance da influência desses líderes.
Em apenas 18 meses, Zuckerberg evoluiu de uma figura quase alienígena para um líder ‘cool’ e cativante. Essas características transbordam para a percepção da marca do grupo, que desde 2023 tem lançado produtos inovadores. A inovação é a chave, mas sem perder a acessibilidade e a relevância.
O Founder Led Marketing (FLM) ou o marketing liderado pelo fundador é uma tendência crescente em 2024. Grandes nomes da tecnologia, como Brian Chesky do Airbnb e Sam Altman da OpenAI, adotam abordagens semelhantes. Estar presente e ativo em cada lançamento de produto é essencial.
Essa tendência não se restringe à tecnologia. Líderes de marcas de consumo como George Eaton da Represent e Nick Baer da VPN também utilizam suas personalidades para moldar a imagem de suas empresas. O público B2B, em particular, valoriza líderes de marcas que compartilham insights inovadores.
Empresas com CEOs engajados nas redes sociais têm um crescimento de preço das ações 46% maior. O envolvimento executivo em atividades de liderança inovadora está diretamente ligado a avaliações de mercado mais altas e melhor desempenho financeiro.
A estratégia de marketing liderada pelo fundador constrói uma conexão direta entre o fundador, a empresa e o público. A autenticidade é valorizada, como demonstrado pelo comentário de Zuckerberg sobre o Apple Vision Pro, transmitido de sua sala de estar.
Essa abordagem pessoal permite um controle mais eficaz da narrativa sobre a empresa e seus produtos. Em um mundo onde a opinião pública é volátil, manter o controle da mensagem é essencial para alcançar o público-alvo e garantir a disseminação desejada da informação.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo