Conferência analisa avanços da educação superior na América Latina e no Caribe. Evento no Brasil, com Grupos de Trabalho e parceria com UNESCO-IESALC.
A Conferência Regional de Educação Superior (CRES) é um evento importante que reúne especialistas e profissionais da área para discutir os desafios e oportunidades do ensino superior na América Latina e Caribe. A CRES 2018, realizada em Córdoba, Argentina, foi um marco para a região e abriu caminho para a CRES+5, que está programada para acontecer cinco anos após a última edição.
A reunião de acompanhamento da CRES visa acompanhar os avanços e desafios enfrentados desde a última conferência. Esse encontro é fundamental para avaliar o progresso das políticas educacionais e estabelecer novas metas para o futuro. A CRES+5 será uma oportunidade única para reunir líderes e profissionais do setor e traçar estratégias inovadoras para promover a qualidade e a acessibilidade do ensino superior na região.
Conferência Regional de Educação Superior (CRES): Último Dia da CRES+5
Para esta sexta-feira, 15 de março, último dia da CRES+5, estão previstos: um fórum de políticas de educação superior; a finalização das análises e das redações de cada um dos 12 eixos temáticos — produzidas pelos Grupos de Trabalho (GTs) desde agosto de 2023 —; e a redação da Minuta de Declaração da Conferência.
A reunião conta com a participação de diversos atores da educação superior na América Latina e no Caribe, a fim de acompanhar e analisar as medidas, as conquistas e os avanços do setor na região.
Conferência Regional de Educação Superior (CRES): Organização e Parcerias
A Conferência é organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
Programação – Tanto o fórum quanto a reunião do Comitê de Redação (em sessão fechada) ocorrem no período da manhã. Para o período da tarde, entre 14h e 14h40 (horário de Brasília), está prevista a segunda e última conferência do evento, intitulada ‘Universidade e sociedade’.
Conferência Regional de Educação Superior (CRES): Programação e Encerramento
Ela será proferida por José Geraldo de Sousa Júnior, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), instituição da qual foi reitor entre 2008 e 2012. Após uma pausa de 20 minutos para o café, será realizada a plenária de encerramento, que terá a leitura da Declaração Final do evento.
Veja a programação completa CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações, profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
Conferência Regional de Educação Superior (CRES): Atividades Preparatórias
Entre as atividades preparatórias para reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba).
Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência. Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo