SP, Goiás e 8 Estados têm vacinas próximas do vencimento; em SP, doses serão para público de 10 a 14 anos conforme autoridades de saúde.
O Ministério da Saúde (MS) divulgou, hoje, uma orientação para que Estados e municípios ampliem o público-alvo da vacina contra a vacina da dengue, caso existam doses prestes a vencer até o dia 30 de abril.
A utilização desse imunizante tem sido uma estratégia eficaz na prevenção da dengue, contribuindo para a redução dos casos da doença. É importante garantir a ampla cobertura da população com a vacina da dengue.
Vacina da Dengue: Ampliação da Faixa Etária e Remanejamento de Doses
Atualmente, a vacina da dengue é direcionada para o grupo-alvo de 10 a 14 anos em determinadas localidades. No entanto, segundo autoridades de saúde, em situações de possível perda das doses, é possível aplicá-las em pessoas de 6 a 16 anos. Uma nota técnica estabeleceu que, caso a extensão da faixa etária não seja suficiente para esgotar as doses próximas ao vencimento, os municípios podem imunizar indivíduos de 4 a 59 anos.
A faixa etária de 4 a 59 anos está indicada na bula do imunizante contra a dengue, podendo variar conforme a quantidade de doses disponíveis, que possuem validade até 30 de abril. Dentre os Estados que planejam o remanejamento das vacinas vencendo, estão Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Em algumas dessas regiões, as novas faixas etárias que poderão receber a vacina da dengue são as seguintes: Amazonas: 10-59; Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo: 6 a 16 anos.
O Estado de São Paulo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, iniciará a vacinação pelo grupo de 6 a 16 anos nos municípios com doses prestes a vencer. Dependendo da disponibilidade de doses, a abordagem poderá ser expandida para incluir indivíduos de 4 a 59 anos. Detalhes específicos sobre cada município paulista não foram divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado.
Em relação à capital paulista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que havia somente 720 doses próximas ao vencimento, e a meta é aplicá-las antes do prazo estabelecido. Portanto, São Paulo continuará vacinando crianças de 10 a 14 anos, residentes ou estudantes na cidade, de acordo com a SMS.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo