Especialistas dizem que o propósito de vida não precisa ser grandioso; importante é ter direção. Artes marciais: nove dan, dojo, homenagens, contribuições.
Nobuko Oshiro, aos 75 anos, é exemplo de determinação e propósito de vida para muitos. Sua paixão pelo karatê a levou a conquistar o nono dan, sendo a karateka mais bem colocada no ranking de Okinawa. O esporte não é apenas uma atividade para ela, mas sim parte essencial de seu propósito de vida.
Para Nobuko, o karatê vai além de uma simples prática esportiva, é o seu objetivo de vida. Encontrar o sentido de vida através da arte marcial a impulsiona a continuar se dedicando de forma intensa. Sua trajetória é inspiradora e prova que quando se tem uma verdadeira razão de viver, não há limites para as conquistas.
pode ser o caso de muitas pessoas? É possível encontrar um propósito de vida em diferentes fases e situações, e não necessariamente precisa ser algo grandioso ou ligado a uma carreira específica.
O propósito de vida como guia
Nobuko Sensei encontrou seu propósito de vida através do karatê, uma paixão que a acompanha desde sua juventude. Para ela, o esporte se tornou mais do que uma atividade física: é seu marido, amigo e companheiro, motivo pelo qual acorda todos os dias com entusiasmo.
Explorando o significado de ikigai
Os japoneses utilizam o termo ikigai para se referir ao propósito de vida, à razão para viver. Ter um ikigai bem definido pode trazer leveza e significado às nossas ações diárias, nos guiando em direção aos nossos objetivos e metas.
Em busca do propósito de vida em diferentes idades
Encontrar um propósito de vida não tem idade: pode acontecer na juventude, como no caso de Nobuko Sensei, ou mais tarde, em fases diversas da vida. O importante é manter-se aberto às possibilidades e permitir-se explorar diferentes paixões e interesses.
Os benefícios do propósito de vida na longevidade
Estudos mostram que ter um propósito de vida está diretamente relacionado à saúde e longevidade. Pessoas que possuem um senso de direção e intencionalidade tendem a cuidar mais da saúde, aderir a tratamentos e ter uma melhor regulação emocional.
Ao buscar entender os segredos das blue zones, regiões do planeta onde as pessoas vivem mais e com saúde, Nobuko Oshiro descobriu que o propósito de vida é um dos pilares fundamentais para envelhecer de forma saudável e ativa. Entender o que nos motiva e nos faz levantar da cama todas as manhãs pode ser o primeiro passo rumo a uma vida mais plena e significativa.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo