Sabesp revela modelo final para atrair investidores na desestatização. Empresas como Aegea, Equatorial, Cosan, Votorantim e IG4 na disputa.
Na quinta-feira, 18 de abril, logo após a Câmara Municipal de São Paulo dar o sinal verde para a privatização da Sabesp, a empresa divulgou, em comunicado relevante, que conquistou a aprovação da modelagem final para a venda parcial dos ativos do Estado no negócio. É fundamental para a estratégia da companhia atrair um investidor estratégico com visão de longo prazo.
A presença de um investidor de destaque pode ser crucial para impulsionar o crescimento da Sabesp no mercado. Encontrar o investidor-chave certo pode abrir portas para oportunidades únicas de expansão e inovação no setor de saneamento básico, tornando-se um marco para a empresa e seus acionistas.
Processo de Desestatização: Atração do Investidor Estratégico
O processo de desestatização da companhia de saneamento teve seu formato aprovado pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização (CDPED) e pelo Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (CGPPP), marcando o sinal verde para a modelagem final para atrair investidores estratégicos. A desestatização será feita em duas etapas, sendo a primeira destinada a investidores-chave. Essa fase envolverá a seleção de dois grupos com base nos maiores preços ofertados.
Na segunda etapa, será realizado um bookbuilding para cada investidor de destaque, aberto a outros investidores. Nesse momento, a aprovação da modelagem que consolidar a melhor demanda e preço será considerada vencedora, com uma participação de 15%. As alterações estatutárias aprovadas incluem a redução do Conselho de Administração de onze para nove membros, com indicações do Estado, do acionista de referência e membros independentes.
Além disso, está prevista a criação de uma golden share do governo estadual com direito a veto em pontos estratégicos, juntamente com medidas como poison pill e restrição ao direito de voto. O investidor fundamental resultante terá um lock-up para a venda de suas ações até 31 de dezembro de 2029, prazo estabelecido para a empresa alcançar a universalização dos serviços de saneamento.
O relatório do Itaú BBA destaca a importância de atrair um investidor estratégico para acelerar as mudanças necessárias na empresa. Identifica potenciais investidores estratégicos, como Aegea, Equatorial, Cosan, Votorantim e IG4, enfatizando a recomendação de compra do papel devido a sua avaliação atrativa e estrutura de negócio favorável. A expectativa é positiva para a entrada do investidor estratégico, a fim de impulsionar a eficiência da empresa.
As ações da Sabesp abriram o pregão na B3 com alta, refletindo o otimismo do mercado em relação ao processo de desestatização e a expectativa de atrair um investidor estratégico. Com uma valorização acumulada no ano, a empresa demonstra potencial para crescimento com a entrada desse parceiro-chave.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo