Roberta, com paralisia cerebral e retardo na básica durante infância, fundou SOS Educação. Diagnóstico errado, aptidão para certas profissões, geração Z, inclusão, demandas, becas, chances, investimento, carteira de estudos, pioneiro projeto, viagens nacionais e internacionais.
Dizem por aí que o talento para determinadas carreiras é hereditário. Para muitos, o empreendedorismo é uma habilidade que passa de geração para geração. Na história da família de Roberta Bento, essa afirmação se confirma. Roberta Bento cresceu em um ambiente onde o empreendedorismo era valorizado e incentivado desde cedo.
As habilidades empreendedoras de Roberta Bento foram moldadas pelas lições transmitidas por seus antepassados. A tradição de inovar e buscar oportunidades de negócio foi cuidadosamente passada de geração em geração. Hoje, Roberta Bento é uma empreendedora de sucesso, levando adiante o legado familiar com determinação e visão de futuro.
Roberta, Bento; e suas habilidades passadas de geração para geração no empreendedorismo
Ao lado de sua filha Taís, Roberta, Bento; hoje lidera a SOS Educação, uma empresa educacional com faturamento estimado de R$ 2 milhões, estendendo os laços entre mãe e filha também ao mundo dos negócios. A relação de Roberta com a educação começou desde a infância, quando foi diagnosticada com paralisia cerebral e atraso no desenvolvimento de funções básicas. Os médicos a consideravam um caso desafiador, prevendo problemas de aprendizagem. Roberta enfrentou dificuldades que a afastaram da escola até os sete anos de idade. Durante esse período, foi recusada por uma instituição que não se sentia capaz de atender suas demandas, refletindo a falta de inclusão na época.
No entanto, uma segunda escola abriu suas portas para Roberta, marcando o início de sua paixão pela educação e pela vida escolar. Contrariando o diagnóstico inicial de atraso de aprendizagem, sua aptidão para aprender novos idiomas chamou a atenção dos professores e do corpo docente. Filha de pais com profissões tradicionais, as chances de investir em cursos de especialização eram limitadas. Mas a família de Roberta, Bento; não desistiu e encontrou uma forma de viabilizar seu talento, conquistando uma bolsa de estudos em língua estrangeira em troca de serviços.
Formada em Letras, Roberta passou a lecionar inglês e a trabalhar com tecnologia. Em meados de 1996, foi pioneira em um projeto que introduziu computadores nas salas de aula em Santa Catarina. Com o passar dos anos, liderou projetos de integração de tecnologias educacionais, exigindo viagens nacionais e internacionais em busca de inovações. Paralelamente, o desejo de ser mãe se concretizou, levando Taís a acompanhar a mãe em suas jornadas profissionais desde a infância.
O interesse de Taís pela educação cresceu, levando-a a cursar Pedagogia e, posteriormente, a se juntar a Roberta, Bento; na criação da SOS Educação. A empresa surgiu como uma plataforma de apoio a famílias e escolas com dificuldades na relação dos jovens com os estudos. O legado de habilidades e valores empreendedores foi passado de geração para geração, marcando a trajetória de Roberta, Bento; e Taís no universo educacional e empresarial.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo