Operação de Day Trade: compra e venda de ações no mesmo dia para obter os melhores resultados. Pequena chance, sorte, educação financeira e inteligência emocional são essenciais.
Uma pesquisa realizada pela Nelogica revelou que mais da metade (55,9%) dos investidores que praticam ‘day trade’ estão insatisfeitos com os resultados obtidos e reconhecem que precisam melhorar em seus investimentos.
A negociação intraday é uma estratégia que exige conhecimento e disciplina por parte dos investidores, pois envolve a compra e venda de ativos no mesmo dia. Muitos investidores buscam realizar operações diárias visando lucros rápidos, mas é fundamental ter em mente que o day trade pode apresentar riscos e é necessário estar preparado para enfrentá-los.
Oportunidades no day trade: operação diária e negociação intraday
Nesse tipo de operação, muito arriscada, o objetivo do investimento é ganhar com a compra e a venda de ações dentro de um dia. A segunda maior fatia de entrevistados (23,6%) diz que está conseguindo alcançar os objetivos parcialmente e que ainda está aprendendo.
Na sequência, 15,3% das pessoas afirmam que estão conseguindo, mas ainda querem alcançar melhores resultados. Apenas 4,6% dos ‘traders’ admitem que não estão conseguindo e que pensam em desistir, e míseros 0,6% deles dizem que estão satisfeitos. Os entrevistados do levantamento foram 2.550 ‘traders’, clientes e ex-clientes da empresa.
A Nelogica quis saber também como esses investidores que fazem ‘day trade’ se sentem em relação ao mercado. O maior grupo (33,2%) está confiante, mas o segundo maior (20,9%) está inseguro.
Desafios e expectativas na operação diária
Ainda, 16,5% estão otimistas, 14,9%, ansiosos, 5,8%, empolgados, 4,7% pessimistas, e 3,9%, estressados. A maioria (83,3%) dos entrevistados afirma que já fez algum curso de mercado financeiro e a minoria (16,7%), que não.
A maior parcela dos respondentes (27%) são da área da administração, mas também há aposentados, profissionais de saúde e bem-estar, militares e até gente das áreas de ciências humanas, criatividade, design e moda.
Um estudo de Bruno Giovannetti e Fernando Chague, professores de economia da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), já tinha apontado que 92% dos ‘traders’ pessoa física param em menos de um ano e, dos que continuam, 97% perdem dinheiro.
Entre os que ganham dinheiro, apenas 0,4% conseguem faturar mais do que R$ 300 ao dia.
Hudson Bessa, especialista em fundos de investimento, professor universitário e sócio da HB Escola de Negócios, afirmou em sua coluna no Valor Investe que os ‘traders’ pessoa física parecem apostadores da loteria, acreditando que serão contemplados com a sorte, mesmo com pequeníssima possibilidade.
Ele avalia, contudo, que o ‘day trade’ não tem prêmio. ‘Se viver de ‘day trade’ fosse fácil, qualquer um que trabalhasse um tempo em uma corretora deixaria a empresa para montar o seu negócio e operar. ‘Day trade’ não é fácil‘, diz. A Nelogica afirma que não intermedia operações realizadas por meio dos seus sistemas e não presta serviços de recomendações de investimentos.
A empresa diz que as tecnologias que eram exclusivas de grandes investidores agora estão disponíveis à pessoa física, por isso a educação financeira e a inteligência emocional são importantes para serem usadas a favor de cada um e dos seus objetivos.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo